Ensino Infantil

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade.

Desta forma, a educação infantil do Colégio Geração organiza e oferece situações em que as crianças se desenvolvem como sujeitos ativos e criadores, através da promoção da aprendizagem de elementos culturais e do pensamento contemporâneo, valorizando os conhecimentos que a criança possui e permitindo as interações entre professor – aluno, aluno – aluno, que a mesma construa seus conhecimentos de forma a tornar-se um cidadão do mundo capaz de atuar conscientemente.

Oferecemos oportunidades para sua formação pessoal e social e conhecimento do mundo que ocorrem da seguinte maneira:

Identidade e Autonomia

A identidade é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de características físicas, modo de agir, de pensar e da história pessoal.

A educação infantil do Colégio Geração trabalha com a identidade de seus alunos gradativamente, por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde com o outro para diferenciar-se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição.

Na autonomia possibilitamos para a criança a capacidade de se conduzir e tomar decisões levando em conta regras, , valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro, tornando-se uma criança com vontade própria, capaz e competente para construir conhecimentos.

Linguagem Oral e Escrita

A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.

A educação infantil do Colégio Geração permite que a criança se alfabetize, oportunizando a ela momentos em que possa questionar sobre suas hipóteses acerca da escrita, que reflita sobre o uso da mesma e perceba sua importância.

Matemática

Fazer matemática é expor idéias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de solução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que falam para resolver problemas, entre outras coisas, nosso colégio proporciona, tornando assim crianças que poderão tomar decisões, agindo como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções.

Portanto, o trabalho com a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de resolver problemas.

Movimento

Proporcionamos situações em que as crianças brincam, jogam, imitam e criam movimentos com o corpo, para que se apropriem do repertório da cultura corporal no qual estão inseridas.

Nosso trabalho com o eixo movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.

Música

A música está presente em diversas situações da vida humana e faz parte da rotina do colégio, apreciar e ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, atividades que despertem o gosto musical.

No trabalho com a música pretendemos garantir à criança a possibilidade de vivenciar e refletir sobre questões musicais, o que poderá oferecer condições para o desenvolvimento de habilidades de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos.

Artes Visuais

Quando a criança desenha, rabisca, utiliza materiais para construir algo, ao pintar objetos, entre outros, ela está se utilizando das artes visuais para expressar experiências sensíveis. As artes visuais expressam, comunicam e atribuem sentido e sensações, sentimentos e pensamentos da realidade.

Por isso, o Colégio Geração promove momentos de descontração e confiança onde o professor faz intervenções indiretas positivas, para que a criança possa se manifestar por meio de suas possibilidades artísticas livremente.

Natureza e Sociedade

O eixo de trabalho natureza e sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural.

Este trabalho é feito a partir de oportunidades que as crianças têm de falar e ouvir diferentes opiniões, levantando conceitos, elaborando teorias sobre eles.

O professor como mediador promove com a criança desafios para que pensem e formulem teorias sobre fenômenos físicos, naturais, e sobre fatos sócio-culturais, assim criam novas relações com os temas já conhecidos.

Educação Infantil Colégio Geração

Segunda à Sexta-feira das 13h às 17 horas.

Série Idade
Maternal 2 Anos
Infantil 1 3 Anos
Infantil 2 4 Anos
Infantil 3 5 Anos

O Colégio Geração oferece para o Ensino Infantil

  • Atendimento psicopedagógico.
  • Língua Estrangeira (Inglês)
  • Ballet
  • Professores qualificados
  • Aulas de informática
  • Play-ground
  • Cantina